O Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior Terrestre (UARS, sigla em inglês) se desfragmentou na atmosfera da Terra na madrugada de sábado (24) e seus destroços caíram, de acordo com os cálculos da Agência Espacial Americana, a Nasa, no Canadá.
A Nasa afirmou em um comunicado que o satélite caiu na Terra entre 0h23m e 2h09m (no horário de Brasília). "O momento exato da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza", diz a nota. O local de entrada na atmosfera foi sobre o Oceano Pacífico.
á relatos no microblog "Twitter" que fragmentos do equipamento caíram na região de Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do país.
Com quase seis toneladas de peso, o aparelho foi lançado pela Nasa há 20 anos. Antes de cair, sobrevoou, além do Canadá, a África e a Austrália.
Astrônomo amador registrou momento em que satélite caiu na Terra
O engenheiro e astrônomo amador Thierry Legault, que vive em Paris, registrou em vídeo o momento em que o satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite) estava vindo em direção à Terra. As imagens foram feitas quando o satélite passou sobre a França. O registro foi postado no site de Legault.
Comentários