Aproximadamente uma semana atrás o Bagaça Digital publicou um post, contando a história de um casal americano que começou a receber dezenas de visitantes, direcionados para sua residencia por um erro no Google Maps.
1°-Uma pequena cidade do sul da Flórida, nos Estados Unidos, se viu em meio a um caos comercial em agosto do ano passado. Um erro do Google Maps tirou a cidade do mapa, causando prejuízos aos comerciantes locais. Quando um usuário procurava floristas, padarias, pizzarias e outros negócios ou serviços em Sunrise, a ferramenta do gigante da internet mostrava um mapa e uma lista de empresas em Sarasota, na Flórida, cidade situada cerca de 300 km a noroeste. Susie Stallings, uma padeira peruana que mora na pequena Sunrise, não tinha visto, em 17 anos de atividade, uma queda tão rápida nas vendas como a que experimentou na época. 'Eu me perguntava por que o telefone não tocava nem recebia e-mails pedindo meu bolo', diz Susie, 60 anos. Ela calcula que as suas encomendas caíram entre 10% e 20%. O Google já devolveu a cidade de 90 mil habitantes ao mapa, mas os moradores seguem apreensivos, já que essa foi a terceira vez que o erro aconteceu em um ano.
2°-Um erro no Google Maps é o pivô de um conflito internacional na América Central, onde o governo da Nicarágua usou um erro no mapa online para justificar uma invasão do território da Costa Rica. Nas imagens fornecidas pelo Google, o território nicaraguense se estende até as margens de um rio, enquanto os mapas oficiais dizem que a Costa Rica tem soberania nas duas margens do rio.
O concorrente Bing Maps exibe corretamente a fronteira entre os dois países, que não está oficialmente em disputa. A fronteira é de fato um pouco confusa, seguindo o rio até cerca de 3km da costa, ponto em que a Costa Rica começa a ter território dos dois lados do rio, e é justamente neste trecho que o Google erra. Mesmo assim, seu traçado não é oficialmente disputado desde que foi firmado um tratado há mais de duzentos anos.
A presidente costarriquenha Laura Chinchilla declarou na TV que o exército invasor “estabeleceu acampamentos, ergueram a bandeira nicaraguense, e derrubaram uma área de preservação ambiental”, e por isto entrou com representação na OEA (Organização dos Estados Americanos). A diplomacia da Nicarágua insiste em atribuir o engano a uma falha técnica nos mapas, e só deve se pronunciar na assembleia do órgão.
Questionada pelo jornal local La Nacion, a gerente de comunicações do Google para a região, Susana Pavón, declarou que não é possível precisar a origem do erro para o jornal, pois o Google usa diversas fontes para traçar os mapas.
3°-Argleton é a "cidade fantasma" situada em Inglaterra, na região de Lancashire, mas que na verdade só existe no Google Maps.
De acordo com o jornal "Telegraph", a tal cidade surge perto da auto-estrada M58. O Google já disse que a empresa "está a trabalhar constantemente para melhorar a qualidade e o rigor da informação", mas reconheceu a existência de erros ocasionais.
Comentários